O Instituto Norte-Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) realizou, de 11 a 15 e 19 a 21 de janeiro, o Congresso AIAA Scitech 2021. O evento, que seria presencial na cidade de Nashville (EUA), teve sua programação alterada e foi realizado de forma virtual devido à pandemia. Mais de 4.000 pessoas participaram das sessões técnicas, plenários e fóruns, com 21 brasileiros inscritos.
O IEAv apresentou o trabalho intitulado Model Predictive Control and Constrained Dynamic Compensation for a Hypersonic Flight Vehicle, abordando o complexo problema de controle de trajetória de veículos hipersônicos. A operação nesse domínio de velocidade e altitude apresenta diversos desafios, como a necessidade de se utilizar materiais que mantenham as propriedades estruturais em elevadas temperaturas, além das incertezas relacionadas ao modelo aerodinâmico, podendo apenas ser conhecido com maior acurácia em voo.
O artigo apresentou simulações onde a trajetória vertical do veículo foi alterada de forma agressiva, respeitando diversas limitações aerodinâmicas e estruturais. O sistema hipersônico iniciou a sua trajetória simulada perto do litoral do Rio Grande do Norte. Em dois minutos de voo, voando a 8 vezes a velocidade do som, o veículo percorreu 285 km. Para efeitos de comparação, uma aeronave comercial cobriria aproximadamente 30 km nesses dois minutos.
A participação do IEAv no evento foi financiada através de recursos do Projeto Estratégico PROPHIPER - Propulsão Hipersônica, que é coordenado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O trabalho pode ser acessado no link: Model Predictive Control and Constrained Dynamic Compensation for a Hypersonic Flight Vehicle | AIAA SciTech Forum